sábado, 16 de outubro de 2010

5 expressões toscas em entrevistas

Duas semanas sem postar, então vou por esse "top 5" de coisas toscas de entrevistas de emprego e outra música que gravei semana passada.
acho que vou mudar o nome do blog pra "o rei do off topic".

Ok, eu admito que li isso em um site por aí e achei da hora, já que eu mesmo tenho uma dificuldade da porra pra fazer entrevistas. Perco vagas onde eu domino tudo pra gente ruim que tem um bom marketing pessoal. Paciência...

1 - Responsável por
Óbvio que vc é responsávem por alguma coisa. Mas quanto? Por qto tempo? Quem, O quê? Quando?
Ao invés de ficar enumerando coisas que vc foi responsável, dê ao entrevistador números.
Coloque sempre números, valores, etc para demonstrar o quanto sua responsabilidade foi importante.
Exemplo: Fiz uma implementação de melhorias na persistência dos dados reduzindo o tempo de processamnto em 15%.

2 - Possuo experiência
Beleza, vc tem experiência em alguma coisa. Mas dê mais informações que comprovem o porquê vc tem essa experiência. Falar que se tem experiência em pilotar avião eu tbm posso pôr no meu CV...
Exemplo: Desenvolvi um sistema de e-commerce para o supermercado BuyALot em Java.

3 - Excelente facilidade de comunicação
A vá! Não eh pq vc contou uma piada no trampo que todo mundo riu que vc eh o rei da comunicação. Ainda mais falando em comunicação, expresse-se direito, senão a colocação em si é que vai virar piada.
Exemplo: Escrevi uma documentação funcional do sistema sem me prender em jargões técnicos. Assim reduziu-se o tempo de interrupção aos analistas sênior pelos novos empregados, já que as dúvidas diminuiram.

4 - Trabalho em equipe
Essa é mais velha que andar pra trás. Se bem que *ainda* tem entrevistadores que "cobram" isso do entrevistado.
Mais uma vez, foco no detalhe. E não simplesmente diga pro cara que você tem facilidade em trabalhar em equipe (tá, na áre de tecnologia tem muito bicho do mato. o cara desenvolve uma máquina de destruir planetas mas não consegue manter uma conversa saudável de 5 minutos com outro ser humano).
Exemplo: Mantive contato constante com analistas, desenvolvedores, DBAs e o cliente na fase de levantamento de requisitos do sistema, por 3 meses.

5 - Com Sucesso
Sim, pq todo mundo coloca no CV as cagadas e as realizações de sucesso! haha
Claro que você vai pôr no CV as realizações de sucesso. Acaba dando a impressão de que vc tá querendo provar pro cara que o que vc fez foi bem feito.
Tenta assim: O tempo de desenvolvimento diminuiu em 30% com a implementação do JSF.

É isso gente. Não sei se concordam. Pra mim foi bem útil. Eu tbm traduzi marromeno. Se alguem não concorda, ou quer acrescentar algo, por favor, postem.

Música de hoje: Castlevania2

Nenhum comentário:

Postar um comentário